Observação de Marte e Lua

Em uma de suas rotineiras observações, o participante do Grupo Nevoeiro: Fernando Augusto Lopes; fez algumas fotos de marte e da lua no mês de Novembro/2020. Recentemente ele compartilhou algumas de suas capturas:

Marte e o Vale Marineres – Foto Fernando Augusto Lopes

No dia 23/11/2020 fez algumas capturas da lua:

Foto: Fernando Augusto Lopes
Foto: Fernando Augusto Lopes

Estas fotos acima são de RUPES RECTA (Straight Wall):. Extensão: 134 Km;. Altitude: varia de 240m até 490m.
É uma falha linear na Lua, na parte sudeste do Mare Nubium, a 22,1 º S 7,8 º W. O nome é latino para penhasco reto, embora seja mais comumente chamado de Parede Reta. Esta é a escarpa mais conhecida da Lua e é um alvo popular para astrônomos amadores.

Proximo a Rupes Recta, exite Craatera ALPETRAGIUS, esta proeminente cratera de impacto de morfologia complexa ALPETRAGIUS, com seus 40 Km de diâmetro e 3,9 Km de profundidade, localiza-se junto à encosta a sudoeste da grande cratera ALPHONSUS (diâmetro: 119 Km, profundidade: 2,7 Km) e próxima da encosta a noroeste da cratera ARZACHEL (diâmetro: 96 Km, profundidade: 3,6 Km), mais especificamente nas coordenadas selenográficas LAT: 16º 00′ 00″ S e LON: 04º 30′ 00″ W.

ALPETRAGIUS possui um incomum e desproporcional maciço ou montanha central arredondada, com 1,94 Km de altitude em relação ao fundo da cratera, que ocupa praticamente todo o seu piso interno. Apesar de ser desproporcional e de ter formato arredondado, sua montanha central não tem origem vulcânica, sendo apenas fruto da reação natural da superfície lunar, ao receber o enorme impacto que criou essa diferenciada cratera.

Junto à encosta noroeste de ALPETRAGIUS, está localizada a cretera fantasma Alpetragius X (diâmetro: 32 Km). Devido à desproporcional montanha central, o aspecto visual da destacada cratera ALPETRAGIUS lembra um grande ovo no ninho.

A International Astronomical Union (IAU) oficializou, em 1935, a cratera ALPETRAGIUS para imortalizar a memória do astrônomo árabe do sec. XII, Nur ed-din al Betrugi.

Fonte: http://vaztolentino.com/imagens/7870-Um-ovo-em-seu-ninho-a-diferenciada-cratera-ALPETRAGIUS

Todas as Fotos do Post são de autoria de Fernando Augusto Lopes.