Nevoeiro no Morro dos Perdidos…

No sábado , 11/05/2013 , alguns membros do Grupo Nevoeiro fizeram uma observação no Morro dos Perdidos, Município de Guaratuba/PR, bem no começo da Serra do Mar.

Eu (Marcelo), Reginaldo e Filó que já tinha visitado o local, saímos de Curitiba lá pelas 15:30. O três + telescópio, blusas, bugigangas no carro.

Chegamos cedo, por volta das 16:30, e começamos a subir o morro.

Bom, a ” ultima milha” é para os fortes. apesar de ter asfalto, concreto e pedra a subida é bem ingrime e curvas bem fechadinhas… Mas o Siena do Reginaldo subiu bravamente os 1450 metros de altitude do morro.

No topo tem algumas antenas de comunicação, mas que não atrapalharam a observação.

webnois

Foto do Reginaldo

– O por do sol estava muito bonito, vermelho nas nuvens que estavam abaixo de nós, um belo tapete de nuvens.

webLuaCinera

Foto do Reginaldo

– 18:00hs já tínhamos a Lua bem fininha e Júpiter… uma pintura junto com o por do sol.. Olha a finura da Lua nesta bela foto do Filó:

Foto Filo

Com as primeiras estrelas, alinhei a montagem e observamos das 18:30 até as 20:30 sem parar. O céu limpou caprichosamente sobre nós, ficando o manto de nuvens abaixo de nós.

Telescópio pronto para ação.

Observamos vários NGCs que o Reginaldo selecionou pequenos objetos entre galaxias e aglomerados globulares. M42, m83, m4, m8, Mx, esqueci de anotar todos. Omega centauro, Centauros A, Caixinha de Joias, Sombrero, tripleto de leão… a lista foi longa.

wcruz
Foto do Reginaldo – Cruzeiro do Sul

Destaque para ver Escorpião inteiro no Leste e Orion inteiro no Oeste… E no norte vi a Grande panela (Ursa Maior) inteirinha…. Saturo, com uma barlow 2x e ocular de 6mm entregou facinho a divisão de cassini… um presente na observação.

Logo após 20:30hs paramos para o lanche e repor as energias. Acho que a caminhada na área para reconhecer o lugar me deixou muito cansado.

Depois continuei um passeio pelo céu, usando o Astromist para identificar os objetos em cada constelação e o Reginaldo e o Filó nas fotografias.

Neste momento enquanto eu alinhava o tele para Eta de Carine, vi uma luz intensa, que projetou minha sombra e do Tele no chão olhei para cima e bem no cruzeiro um belo meteoro desintegrando… Lindo, Luz azulada forte, sentido Norte sul, pena que só vi o finalzinho… Mas foi lindo!!!

Lá pelas 22:00hs descemos o Morro, cansados e felizes. Meia noite em casa, felizes, mas sentido o sinal da idade nos mocinhos da cidade… risos….