Resultado da Saída do Carnaval

Foram 3 tentativas, no Sábado e Domingo abortamos por causa da chuva.

Na segunda trocamos alguns emails e decidimos sair as 16:00 para chegar no morro mais cedo. e antes das chuvas.

Na hora de sair, o Reginaldo avisou que uma pessoa que gostaria de tentar ver o Comenta Lulin. Essa pessoa havia entrado em contato pelo nosso blog 🙂

Combinamos um encontro e partimos em dois carros para a Cordiheira. Chegamos lá por volta das 17:30, onde estava todo o pessoal do Clube da Cordilheira, que é uma escola de Parapente do MAx e com uma bela pista de decolagem.

Logo após nossa chegada a chuva chegou para valer, e ninguém mais consegiu subir o morro por causa da estrada de terra que ficou intransitável.

Infelizmente isso impossibilitou que mais colegas do nevoeiro pudessem subir (Leandro, Filó, Pedro, Augusto e sua mãe). Foi muito chato isso, pois sempre gostamos de estar com nossos amigos…

A chuva parou mas desceu uma forte neblina (Nevoeiro, ehehehe) e tivemos que esperar até as 03:30 da madrugada. Assim que céu ameaçou abrir já montamos os telescópios. (Martins, Reginaldo e Elaine)

O céu não abriu 100% , e não estava em boas condições, mas pudemos observar:

Saturno, Cometa Lulin, Nebulosa de Órion, Caixinha de jóias, Plêiades do Sul, Alpha de Centauro, M7, M6 e m8… e ficamos até amanhacer, fechando a observação com Mercúrio e Júpiter nascendo….

Nossos dois convidados (Jeronimo e Melissa) tiveram muita sorte e acredito que tenham gostado de nossa aventura.

Eu gostei muito, mas pena que esqueci de tirar fotos e principalmente uma do lulin :(, e de nossos amigos por não terem conseguido subir o morro.

Mas o Cometa estava bonito como nesta foto. (Feita por Alexandre Neves – http://alexmagna.multiply.com/photos/album/1/astrofotografias#515)

Encerramos com o dia nascendo, e literalmente escorregando morro abaixo fomos embora. Sujos, com sono mas muito felizes com a observação do cometa Lulin e de fazer novos amigos.

Até a próxima saída de Campo do Grupo Nevoeiro

Resultado da Saída de Campo 31-01-2009

A noite foi fantástica. Tempo limpo a noite inteira.

Um email do Leandro (Grupo Nevoeiro) resume a brincadeira:

Quem não foi perdeu 🙂 O céu no clube da cordilheira ficou limpo o
tempo todo e ‘de ponta a ponta’. Grande Nuvem de Magalhães e nebulosa
Saco de Carvão visíveis a olho nu, a primeira mesmo com a Lua ainda no
céu……


Observamos os dois cometas da hora: Lulin e Kishida. O Lulin está
facilmente visível a olho nu.
Quer saber mais, veja os relatosna seção de Fotos da Saída.

Do Ghost of Júpiter foi o show da noite, caçamos ele e nada de mostrar sua graça para nossos telescópios. Graças aoJorge, temos um link para contar o que tentamos ver: http://seds.org/~spider/Spider/Misc/n3242.html

Para fechar, aprecie as fotos na seção de fotos da Saída: