Eventos Planetário Digital FTD Digital Arena

Conjunção entre Lua, Marte e Saturno

Fenômeno, que acontece no espaço na noite de 31 de agosto, será mostrado no Planetário Digital FTD Digital Arena, no Câmpus Prado Velho da PUCPR

Que os astros estão sempre em movimento, isso todo mundo já sabe. Mas que, por vezes, eles formam um alinhamento no Universo que pode ser observado a olhos desarmados, pouca gente sabe. E é exatamente a conjunção entre Lua, Marte e Saturno que será mostrada nos dias 30/08 e 06/09, no Planetário Digital FTD Digital Arena, localizado no Câmpus Prado Velho da PUCPR.

“Marte e Saturno já podem ser vistos próximos um do outro no céu. Com o movimento da Terra, a Lua, nosso satélite natural, vai se localizar bem ao lado de Saturno e os três astros formarão, na noite de 31 de agosto, um triângulo no céu, em frente à Constelação de Escorpião permitindo, também, a observação da Estela Antares. A estrela vermelha mais brilhante em Escorpião. Na atividade de Planetário Digital vamos mostrar o alinhamento entre Lua, Marte e Saturno, explicando ao visitante como e por que ele acontece, e sua relação com o movimento dos planetas”, explica o Físico e professor de Astronomia do Planetário Digital, professor João Carlos Oliveira.

A conjunção acontece quando, observados da Terra, dois ou mais astros estão muito próximos uns dos outros no céu. Isso quer dizer que, olhando da perspectiva do nosso Planeta, eles se mostram alinhados. “Os astros estão em movimento no Universo e, em algum momento, eles se apresentam quase em linha reta. Como giram em torno do Sol, aproximadamente no mesmo plano, sabemos que este tipo de fenômeno pode acontecer”, explica o professor.

No Planetário Digital FTD Digital Arena a conjunção será mostrada nos sábados 30/08 e 06/09, às 16h, dentro da sessão “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”.

Em Curitiba, caso o céu esteja limpo, o alinhamento poderá ser vista a olhos desarmados no dia 31 de agosto, das 18h30 às 23h. Após as 23h Saturno e Marte estarão abaixo da linha do horizonte, e não poderão mais ser observados.

Em alguns estados das regiões Norte e Nordeste do Brasil, além do alinhamento ocorrerá a ocultação diurna de Saturno pela Lua. “Quando há uma conjunção perfeita, acontece a ocultação. Isso significa que, em algum momento, um dos astros fica exatamente em frente ao outro durante a observação. E é isso que irá acontecer com o planeta Saturno, ainda durante o dia, para quem olhar das regiões Norte e Nordeste do País”, explica o professor.

Serviço:
Alinhamento Lua, Marte e Saturno.
Data e Horário: 30/08 | 16h | Atividade de Planetário Digital “O Céu de Curitiba – Além da Atmosfera”
Local: FTD Digital Arena (Rua Imaculada Conceição, 1155, Prado Velho. Câmpus Prado Velho da PUCPR – Portão 1).
Valor: R$ 28,00 (inteira) | R$ 14,00 (meia-entrada) | Condições especiais para pacote família.
Informações: 41 3271 6322 | www.ftddigitalarena.com.br

Encontro no Parque Barigui 09/08/2014 ( CANCELADO)

CANCELADO devido ao mau tempo.

Neste mês de Agosto, o Grupo Nevoeiro fará outro encontro no Parque Barigui, em Curitiba.

Data – 09 de Agosto de 2014 – De 18h00 até 20h00

Venha olhar a lua e mais alguns objetos do nosso céu. Colocaremos vários telescópios para que todos possam olhar e admirar o estrelado céu.

Objetos como: Saturno, Marte e a Lua

DSC05926

Foto de encontro anterior do Grupo Nevoeiro no Barigui

Local – Parque Barigui
(
Perto da ponte de madeira da pista de cooper, e aparelhos de ginástica popular.)


Exibir mapa ampliado

Exibir mapa ampliado

Mapinha de como chegar pelo Google Maps

Vai caminhando pela pista de Cooper, logo voce encontrará nosso Banner e os telescópios, não tem como errar 🙂

*Considerando as previsões de tempo o evento está confirmado.