Observação Escola Estadual João Maria de Barros

Na noite de sexta feira, 12/11/2010, o grupo Nevoeiro particiou de uma tentativa de observação astronômica para os alunos da escola Estadual Prf. João Maria de Barros – Campina Grande do Sul/PR.

Infelizmente o tempo não colaborou, e uma frente fria ficou estacionária na região de Curitiba, impossibililtando a observação.

Como tinhamos marcado, eu(Marcelo), Otávio e o Reginaldo comparecemos mesmo com o tempo ruim, e após uma conversa com a Prof. Nayla( que organizou a observação) resolvemos colocar os banners de astronomia numa sala de aula.

Nevoeiro na Escola

Nevoeiro na Escola

Pouco tempo depois, conversando com a Prof Nayla, acrescentamos um projetor com o Stellarium, e mostramos duas mini-palestras sobre a Lua, Constelações, Júpiter e formação do Universo. Foi meio de improviso, mas os adolescentes presentes gostaram , pois consegui entreter ele por quase 1h, todos quietinhos… risos…

Alunos e banners

Alunos e banners

Idade do Universo

Idade do Universo

Bom, eu resumira que foi bacana a experiência, e de porver alguma coisa a escola mesmo quando não foi possível colcar o telescópio a todo vapor.

Saturno, Terra e Lua

Saturno, Terra e Lua

Obrigado ao Reginaldo pela paciência em “pilotar” o Stellarium e de aguentar firme as duas palestras 🙂

Reginaldo pilotando o stellarium

Reginaldo pilotando o stellarium

Infelizmente esqueci a camêra fotografica, então tirei algumas fotos com o celular…

Abraço a todos….