Satélites, falcões, Marte e Lua cheia na primeira noita limpa em muito tempo por aqui.

Neste último sábado estava aqui em casa com dois amigos que estavam me ajudando em umas tarefas durante o dia.
Ao anoitecer vimos que o céu ficou bem limpo e aproveitando a rara oportunidade colocamos a lunetona na calçada para observar principalmente Marte e a Lua que estava quase cheia.

Esperando o planetinha e a Lua ficarem mais altos no horizonte aproveitamos para fazer um aquecimento observando satélites a olho nu. Foram avistados vários indo de norte a sul e um no sentido contrário sul-norte.

Logo que Marte subiu um pouco mais observamos porém a turbulência atmosférica perto do horizonte prejudicava muito a imagem. Esperamos mais e logo veio e Lua a qual ficamos observando por um bom tempo. Eu gostei e acredito que os colegas também porque cada um ficou um tempo enorme com o olho grudado no telescópio.

Um deles disse que viu uma coisa preta passar ‘sobre’ a Lua mas que não deu pra saber o que era. Só que o felizardo fui eu: observando a Lua cheia apareceu um falcão pairando na frente dela.

Quem já esteve no campo deve saber qual é: um pequeno falcão branco com a ponta das asas machadas de preto. Ele faz um planeio feito um pêndulo e no ápice ele bate as asas e assim fica voando parado no mesmo lugar, olhando para baixo procurando uma presa.

Diante da Lua o falcão fez dois pêndulos e dois planeios. Algo assim de uns 10 segundos no total.
Foi uma visão muito bonita a sombra da ave diante da Lua cheia. Tão bonita que não achei nenhuma foto na internet que chegasse perto do que eu vi, mas estou anexando uma aqui neste texto só para ilustrar melhor.

Por fim veio Marte mas ainda estava muito turbulento. Só depois que todos foram embora eu esperei mais uma hora e então pude observar melhor a superfício do planeta. Vi sua cor laranjada carcterística, duas manchas mais escuras, e a calota polar meio difícil de ver. A foto no post também é meramente ilustrativa.

Logo Marte se afastará novamente da Terra e não será mais possível vê-lo com estes detalhes.