Na noite do dia 12, sábado, estava me preparando para fazer algumas astrofotos. Cheguei tarde no campo, 19h00 e logo comecei a montar o equipamento. Após meia hora fiz um lanche e fui fazer o alinhamento pela estrela artificial. Terminado o alinhamento busquei M65 do outro lado do céu e o telescópio chegou bem próximo, com a ocular de 21 mm enquadrando o objeto, sinal de bom alinhamento. Daí fui buscando algumas estrelas e objetos perto da Cabeleira de Berenice onde queria fazer algumas astrofotos. Fiz a verificação de alinhamento com M99 e M64. Nisto apareceu um casal com lanternas fortes e deitou uns 30m adiante. Discutiam as constelações de Leão, Virgem, Libra e Escorpião, sem laser, e sem qualquer instrumento. Lembrei das sessões com o Marcelo e Elaine fazendo o mesmo e identificando cada uma das Constelações; Então não resisti, peguei um laser e fui lá papear. O casal era simpático, quase de minha idade, Marcus e Liz, e não conheciam o laser verde. Então mostrei com o laser Ômega do Centauro e a Caixa de Jóias, pedindo em seguida que olhassem com o binóculos.
– Definitivamente a gente não estava vendo nada.
Mais uma olhada em Carinae e convidei eles para olhar pelo telescópio, que os assustou pelo tamanho.
Viram o tripleto em Leão, Sombreiro ao lado do Corvo, e como discutiam sobre estas galáxias com entusiasmo eu fiquei animado.
– Vocês começaram pelas “fumacinhas”, o mais difícil, e estão sendo promissores. (Muitos não se empolgam).
Então fui para a Caixa de Jóias, Ômega do Centauro, Tweezzers e Centaurus A antes de mostrar Eta Carinae em grande campo e Wishing Wheel. Voltei em Eta Carinae e fui aumentando para revelar detalhes da Key Hole Dark Nebula e do Homúnculo.
A noite foi passando rapidamente, sem humidade, sem vento, com excelente contraste e seeing. Depois fomos para a região do Escorpião e Sagitário próximo ao Centro Galático. Ptolomeu, Lagoa, Trifídia, Omega (Swan), M16 (sem graça).
Mostrei Saturno, e fui até M57 para mostrar uma nebulosa planetária, enquanto Júpiter saia de trás das árvores, para fechar com ele e Io saindo de uma ocultação. Encerramos meia noite pelo cansaço.
Terminei a noite desmontando o equipamento para o retorno, satisfeito por ter aberto mão de uma monótona sessão de registros fotográficos e optado por uma animada astronomia na calçada e eles certamente entusiasmados com a experiência de observar 19 objetos de diversos tipos. Planetas, Galáxias, Nebulosas de Emissão, Nebulosas Escuras, Aglomerados Abertos e Globulares, e uma Nebulosa Planetária.
Foi uma noite excelente em todos os aspectos.
No domingo o céu com muitas nuvens não colaborou, mas na segunda surgiu outra oportunidade com Lua favorável e decidi aproveitar para fazer aquelas fotos que deixei de fazer no sábado, o que foi uma decisão acertada em ambos os dias.