20.06.08 – Listas de Objetos de Messier, Caldwell e outras

No dia 7.Junho.2020 participamos de uma Live do canal AstroNeos com o Cristovão Jacques. Durante minha apresentação mencionei uma planilha Excel que uso como guia de campo. No link acima é possível baixar a planilha Excel com as listas de objetos, e vários tipos de agrupamentos e ordens. O arquivo contém algumas planilhas de anotações como exemplo, e outras ainda não concluídas.

Alguns objetos pertencem a mais de uma lista. Se o objeto é visível ou não, dependerá da latitude. Esta planilha é feita para a latitude de Curitiba, aproximadamente 25º Sul.
Para outras latitudes deverá ser ajustada.

Não são planilhas amigáveis para quem não é versado em Excel, mas é um bom ponto de partida para quem tem algum conhecimento. A aba [MC RA2] corresponde a planilha que uso em campo, com os objetos das listas de Messier e Caldwell ordenados por acensão reta (RA), formatada para impressão Frente e Verso em um papel A4. A aba [Obj N] contém os objetos de várias listas, e é referência para as demais abas. Uma alteração nesta planilha da aba [Obj N] afetará as demais abas de listas.

Bons céus para todos.
Fernando Lopes

AstroNeos – Grupo Nevoeiro
https://youtu.be/Z4xjFfpseRA