511mm – Motorização

21239925302_067563a516_o

No dia 06 de setembro de 2015, três membros do Nevoeiro foram à chácara na qual está instalado o telescópio 511mm para trabalhar na motorização do mesmo. Para quem não está por dentro, o equipamento de 511mm de abertura pertence ao Armazém do Telescópio e foi cedido para o Nevoeiro pelo Leandro.

Como se trata de um equipamento robusto e bastante pesado, não há possibilidade de ficar transportando o mesmo. Dessa forma, ele está fixo em uma chácara na região metropolitana de Curitiba.

Embora o telescópio já tivesse um projeto de acompanhamento em funcionamento, o mesmo não estava atendendo às expectativas. Por isso, o Reginaldo Nazar, com ajuda financeira de vários membros do Nevoeiro, fez um projeto utilizando Arduíno e motores de passo que aguentem o peso do equipamento.

21062308910_9196f0223b_o

Então, no dia 06, foi a hora de ver tudo em funcionamento e testar o projeto na prática. Foram até o local o Reginaldo Nazar, Marcelo Martins e a Elaine Martins. Depois de algumas horas de trabalho, os motores e engrenagem estavam no lugar.

Com tudo no lugar, foi preciso alinhar novamente o telescópio antes de fazer os testes práticos, pois o vento forte da região conseguiu deslocar o equipamento do seu alinhamento original. Por fim, chegou a hora de apontar o 511mm para o céu e conferir se o projeto daria realmente certo.

Foi um satisfação ver que os dois motores colocados deram conta de tracionar a montagem sem problemas e a velocidade de acompanhamento ficou muito boa para observação visual. Apesar das nuvens e da forte umidade, foi possível observar alguns objetos por um longo período sem ter que mexer na montagem, como mostra o vídeo de Saturno abaixo.

Satuno filme Saida 05 Set de 2015

Enfim, o telescópio tem muito potencial. A ideia agora é seguir o projeto e colocar GoTo no 511mm.

Quer ver mais fotos? Então clica AQUI e AQUI TAMBÉM!