Dicas

Se você conheceu ou foi convidado por um grupo de astrônomos amadores e vai sair com eles para uma observação prática, é bom estar ciente que, para a observação, os astrônomos prezam, dentre outras coisas, pela escuridão.

Por isso fique atento à lista abaixo para não cometer algumas gafes:

1. Uso de lanternas e outras luzes.

Evite utilizar lanternas durante o evento. Se precisar, use preferencialmente lanternas fracas e de luz vermelha. Se não tiver uma lanterna de luz vermelha tampe a sua de luz branca com um plástico ou papel celofane vermelho. Nunca aponte a lanterna para frente e para os outros, use-a sempre apontada para o chão.

lanternas2

Caso queira fotografar o evento, dê preferência de fazê-lo logo no início, antes de começar de verdade, pois os flashes da câmera vão atrapalhar um pouco. Se estiver chegando com o carro, diminua as luzes. Use no máximo o farolete e vá guiando devagar até estacionar. Logo depois desligue completamente os faróis.

Se for sair do evento antes do término use o farolete e só ligue os faróis para valer quando já estiver se afastando do local. Somente use os faróis com iluminação total quando manobrar sem muita luz puder comprometer a segurança.

Tente iluminar o local o mínimo possível, mas a segurança vem em primeiro lugar.

2. Uso de laser verde

Dê preferência ao uso de lasers fracos, até 10mW. Não ligue lasers fortes perto de quem está  observando pois o clarão atrapalha um pouco. Quando quiser usar lasers fortes para mostrar objetos no céu para um grupo grande de pessoas procure um local um pouco mais afastado do restante do grupo.

Tenha muito cuidado ao manusear um apontador laser. Caso o feixe ou o reflexo direto atinja a retina de alguma pessoa pode ocasionar danos irreversíveis à visão. Nunca deixe crianças pequenas manusearem os lasers.

fonte: Anúncio OLX

fonte: Anúncio OLX

3. Mantendo o bom humor e a harmonia.

Mesmo que algo esteja incomodando, que tenha levado uma fechada de um caminhão na estrada a caminho do local, que tenha perdido a tampa da câmera, que alguém tenha ligado o farol do carro na sua cara… mantenha o bom humor.

Muitas vezes o clima não colabora com a observação e o céu acaba fechando. Independente se era sua primeira saída para observação ou se estava previsto um evento astronômico espetacular, quando o céu não colabora, não há muito o que fazer, a não ser esperar e, em caso de chuva com raios, se abrigar em locais seguros.

Não grite, não resmunge. O mau humor contagia e constrange outras pessoas. Apenas converse e tudo se resolve. Ninguém é perfeito.

4. Atividade noturna

Em locais habitados não se pode fazer muito barulho depois das 21hs. Cuide também para que  conversas ruidosas não atrapalhem quem está observando e tentando relaxar. Se for necessário, procure um local afastado para conversar.

5. Lixo

Nunca esqueça de limpar o local antes de sair. Jamais deixe lixo jogado no chão ou abandonado em sacolas. Recolha o lixo – seu e dos outros se precisar- e leve para jogar fora em casa.

6. Diga olá

Ao chegar ao local procure os responsáveis ou conhecidos seus e se apresente. Diz a regra de etiqueta que é quem chega ao local que deve tomar a iniciativa de se apresentar à que já está presente.

7. Leve o que comer e beber

Muitas vezes estas atividades acontecem em locais desabitados e sem nenhuma infra-estrutura, por isso leve um pequeno lanche e uma garrafinha d’água.

12627167714_392b73a835_o (2)

8 – Proteja-se

Geralmente, à noite, a temperatura é mais baixa que durante o dia. Em locais mais remotos, a sensação térmica é de frio intenso, e como ficamos ao ar livre, leve blusas, gorro, enfim, proteja-se. Sentir frio é desconfortável, e assim você perderá a alegria de ficar observando.

Estes oito pontos não são tudo, mas são suficientes para dar uma ideia e o resto fica por conta do bom senso de cada um.

Leave a Reply