20.06.24 Observação São Luís do Purunã

Mais uma noite de condições favoráveis e mais uma ida a campo em dia de semana para aproveitar o último dia desta fase favorável da Lua. Como nas saídas anteriores, não ficaria até muito tarde para poder encarar o trabalho no dia seguinte.

A Lua sempre bela, mereceu uma espiada com o telescópio, como nas duas ocasiões anteriores. Nesta noite, não houve orvalho, e a temperatura estava mais alta. O céu já apresentava nuvens altas anunciando a mudança de clima com vento vindo do norte. Por sorte a região de interesse estava aberta, e pude registrar mais dois objetos.

Após registrar o segundo objeto resolvi dar uma espiada em Júpiter e pude notar a Grande Mancha Vermelha e as perturbações nas faixas equatoriais. Saturno estava belo mostrando a divisão de Cassini nos anéis.

Encerrei cedo, pois estava um tanto desgastado pelas noitadas anteriores, mas satisfeito com essas noites proveitosas. Aguardarei outras oportunidades para mais observações.

NGC:4501 M88 GALXY RA:12h32 DEC:14º25′ m:10.4 COM
Orion 254mm f/4.7 + MPCC MK III + EOS 80D + Atlas EQ-G
LVI2 Autoguider + Baader Vario Finder 10 × 60
17 × 30s @ISO 2.000

20.06.23 Observação São Luís do Purunã

Ainda com condições muito favoráveis, querendo aproveitar a despedida da riquíssima região de Leão, Coma Berenice e Virgem, voltei ao campo para melhorar mais alguns registros. O entardecer foi espetacular com um amarelo-dourado intenso inundando tudo por alguns minutos, impregnando a mente com aquela luz.

Foi uma noite marcada por orvalhada intensa, me obrigando a utilizar algumas vezes o secador para o guidescope, e secar todo o equipamento antes de guardar.

Gavião Pinhé
NGC:4631 C32 GALXY RA:12h42 DEC:32º31′ m:9.3 Whale CVn
Orion 254mm f/4.7 + MPCC MK III + EOS 80D + Atlas EQ-G
LVI2 Autoguider + Baader Vario Finder 10 × 60
23 × 30s @ISO 1.600

20.06.21 Observação São Luís do Purunã

Aproveitando a temporada de céu bom, Lua favorável, e temperaturas não tão cruéis, e o equipamento ainda no carro, voltei no dia seguinte para melhorar alguns registros.

Um final de tarde espetacular com um belo por de Sol sempre é inspirador. Usei novamente a autoguiagem, e consegui bons resultados principalmente com M51. No final da sessão dei uma rápida olhada em Júpiter e Saturno, e constatei que estava com o Centro Galático bem no zênit sobre a cabeça. Uma sensação impressionante de conexão com o cosmos.

Na estrada pude observar Marte nascendo.

NGC:5194 M51 GALXY RA:13h30 DEC:47º12′ m:8.4 Whirlpool CVn
Orion 254mm f/4.7 + MPCC MK III + EOS 80D + Atlas EQ-G
LVI2 Autoguider + Baader Vario Finder 10 × 60
9 × 30s @ISO 3.200
Centro Galático, Júpiter e Saturno

20.06.20 Observação São Luís do Purunã

Há praticamente 2 meses sem observar, no sábado dia 20 fiz uma astronomia na calçada para amigos, e seus filhos. Dos três adultos presentes, eu e meu primo seguramente estamos imunes e não transmitimos o famigerado vírus, portanto foi uma reunião consciente, sem riscos, em local isolado.

Observamos uma grande variedade de objetos e os dois principais planetas. As quatro crianças adoraram a noitada diferente, emitindo muitas exclamações de admiração.

Os adultos também gostaram desta experiência e das explicações sobre o que estavam observando, e a história de John Dobson e sua Sidewalk Astronomy.

Fernando


20.06.08 – Listas de Objetos de Messier, Caldwell e outras

No dia 7.Junho.2020 participamos de uma Live do canal AstroNeos com o Cristovão Jacques. Durante minha apresentação mencionei uma planilha Excel que uso como guia de campo. No link acima é possível baixar a planilha Excel com as listas de objetos, e vários tipos de agrupamentos e ordens. O arquivo contém algumas planilhas de anotações como exemplo, e outras ainda não concluídas.

Alguns objetos pertencem a mais de uma lista. Se o objeto é visível ou não, dependerá da latitude. Esta planilha é feita para a latitude de Curitiba, aproximadamente 25º Sul.
Para outras latitudes deverá ser ajustada.

Não são planilhas amigáveis para quem não é versado em Excel, mas é um bom ponto de partida para quem tem algum conhecimento. A aba [MC RA2] corresponde a planilha que uso em campo, com os objetos das listas de Messier e Caldwell ordenados por acensão reta (RA), formatada para impressão Frente e Verso em um papel A4. A aba [Obj N] contém os objetos de várias listas, e é referência para as demais abas. Uma alteração nesta planilha da aba [Obj N] afetará as demais abas de listas.

Bons céus para todos.
Fernando Lopes

AstroNeos – Grupo Nevoeiro
https://youtu.be/Z4xjFfpseRA