Nevoeiro no EPAST 2015

banner_epast

Nos dias 05, 06 e 07 de Setembro, Ponta Grossa – PR recebeu astrônomos de todos o Paraná para o EPAST 2015. Trata-se do Encontro Paranaense de Astronomia, que acontece todo ano em uma cidade do estado. O Nevoeiro esteve presente nas atividades do primeiro dia do evento, representado por quatro membros do grupo: Marcelo Martins, Reginaldo Nazar, Elaine Martins e Fernando Lopes. Os dois primeiros foram palestrantes e o Fernando contribui para a exposição de astrofotos.

A ideia era chegar no evento para a primeira palestra, mas a saída da capital para o interior do Paraná estava bem conturbada devido ao feriado prolongado (8 de setembro também é feriado em Curitiba). Por isso, o pessoal acabou se atrasando um pouco, inclusive o palestrante do primeiro horário, mas no final acabou dando tudo certo.

Foi muito bom conhecer pessoalmente alguns nomes relevantes da astronomia brasileira e conhecer o rosto de muito amigos astrônomos que só conhecíamos através de e-mails.

21252292045_4d6a019f7c_o

A primeira palestra que conseguimos assistir foi de ninguém menos que Alexandre Amorim, do NEOA-JBS, de Florianópolis – SC, que falou sobre fotometria. Logo após foi a vez do Reginaldo Nazar representar o Nevoeiro e a comunidade ATM, falando da motorização da montagem dobsoniana que ele fez para o telescópio utilizando arduíno.

21181764616_b07cfde6d1_o21241799192_5bc7a85a0f_o

Depois da pausa para o café e a foto oficial do evento, o Alexandre Amorim voltou à frente para a palestra a respeito da observação do eclipse lunar de setembro. Em seguida, foi a vez de falar sobre o ensino da astronomia para crianças através de jogos, com o Ricardo Francisco Pereira.

O anfitrião da festa, Maurício Kaczmarech, foi o próximo a palestrar, falando sobre trajes espaciais e da aviação, com direito a vários capacetes em exposição para o público apreciar. Depois disso, mais um intervalo para um café e um bate-papo com os autores Alexandre Amorim e Ricardo Francisco Pereira.

Na última rodada de palestras do dia, teve o Marcelo Martins (do Nevoeiro), falando sobre a importância de um roteiro de observação e de amigos para compartilhar suas observações, contando causos das observações e também os desafios que muitos iniciantes na astronomia enfrentam.

Por fim, o Rafael Candido de Lima Junior falou de um assunto não muito gostoso para os astrônomos: a Poluição Luminosa (ou PL). Foi assustador e preocupante ver como a luz interfere na saúde e nas rotinas biológicas não só do ser humano, mas de quase todos os seres que habitam o planeta.

Depois de muito conhecimento adquirido e compartilhado, o dia foi finalizado com uma confraternização gastronômica na pizzaria próximo ao local do evento. De estômago cheio, o jeito foi pegar a estrada e encarar o trecho de volta para Curitiba.

21226039496_542c971172_o

E assim se encerrou a participação do Nevoeiro no EPAST 2015. Apesar de não termos participado do evento em sua totalidade, foi muito proveitoso o dia que passamos com os companheiros de astronomia. É sempre muito gratificante poder aprender mais e mais com os mais experientes e compartilhar o conhecimento com aqueles que estão iniciando suas aventuras pelo Universo.

Para ver mais fotos, acesse os links abaixo.